Qual a diferença de catupiry e requeijão?
O requeijão ou queijo creme é uma variedade de queijo, de consistência pastosa, cuja massa é formada pela nata do leite coalhada sob a ação do calor.

Em Portugal, o requeijão é a massa comestível, formada a partir do soro do leite obtido aquando do fabrico do queijo e que é novamente sujeito à acção do calor. No Brasil, esta massa comestível, chama-se ricota.

Catupiry é uma conhecida marca de requeijão do Brasil.

Foi criado, em 1911, por Mário e Isaíra Silvestrini, um casal de imigrantes italianos, na estância hidromineral de Lambari, em Minas Gerais.

Em 1934, foi aberta no bairro da Barra Funda, São Paulo, a primeira fábrica do queijo.

Mais sobre o Catupiry - Muito embora o Catupiry não seja um tipo de queijo, devido a sua popularidade a palavra passou a ser sinônimo de um queijo muito cremoso, usado como complemento em variadas receitas da culinária brasileira, além de pizzas e pastéis.

Como se trata de uma marca de requeijão, há variados substitutos, porém com diferentes graus de qualidade, não raro inferiores a marca Catupiry que costuma ser mais consistente e de sabor mais forte.

A receita exata do Catupiry é mantida em segredo porém trata-se de um queijo processado como requeijão cremoso.

Na década de 70 o Catupiry sofreu mudanças na sua fabricação, perdendo um pouco de sua cremosidade. A tradicional embalagem de madeira foi uma de suas marcas mais fortes junto ao seu público consumidor.

Já na década de 90 a embalagem passou a ser de plástico e apareceram as bisnagas e os baldes de i galão vendidos as pizzarias.

A pizza de catupiry é uma tradicional pizza da cidade de São Paulo.


Fonte: Yahoo

Proibida a cópia de qualquer conteúdo do site sem a devida autorização dos mesmos.
© 2010 Diskentrega Sorocaba ver.Beta2. Todos os direitos reservados.